quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Cristo Salva – Isso é Só o Começo!

Cristo Salva – Isso é Só o Começo
Por Bebeto Araújo

Certamente você que está aqui um dia foi desafiado a “receber Jesus como o seu Salvador pessoal” e a “crer nEle para obter o perdão de seus pecados”. Esses são desafios comuns feitos tanto dos púlpitos como numa abordagem evangelística mais pessoal.

A partir daí parece que muitos “crentes em Jesus” começam a imaginar que um dia vão encontrar com Deus na porta do céu e que lá Ele estará perguntando aos candidatos: “Você recebeu Jesus como Salvador pessoal? Seus pecados foram perdoados? Muito bem meu filho, você pode entrar!”

No entanto, meus irmãos, eu creio que a pergunta mais determinante que resume a experiência do encontro com o Cristo Salvador é: tendo recebido Jesus como Salvador pessoal e o perdão para seus pecados, que tipo de gente você se tornou?

A essência da mensagem do Evangelho não é “só Cristo salva” ou “Cristo perdoa seus pecados”. O perdão dos pecados mediante a fé no sacrifício de Cristo na cruz do Calvário não é o fim, mas o meio. O fim, o que Deus quer realmente, é deixar você parecido com Jesus Cristo (Rm 8.29; Gl 4.19; Cl 1.28).

Em outras palavras, Deus quer transformar sua vida. Isso é metanoia, a palavra grega que traduzimos como arrependimento, conversão. Ela significa “mudança de mente” ou “mente transformada” (Rm 12.2). Agiremos como Cristo na medida em que pensarmos como Cristo. O que aconteceria na nossa casa, em nossa igreja e porque não, em nossa cidade, se cada um de nós nos comprometêssemos durante um ano a não fazer nada sem antes perguntar: Que faria Jesus em meu lugar?

Como Cristo pensava, quais eram os seus valores, suas crenças? Aquilo em que Jesus cria gerava nele, impulso, força e motivação para ele tomar as atitudes que ele tomou.

Jesus cria que a razão da sua existência era fazer a vontade daquele que o enviou – Ele disse: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir sua obra.” (João 4.34). O seu prazer, a sua satisfação, a sua alegria era fazer a vontade do Pai. Isso o motivava a fazer o que ele fez. Uma crença correta o motivou a ter atitudes corretas que resultaram em satisfação e alegria – “Depois de tanto sofrimento, ele será feliz; por causa da sua dedicação, ele ficará completamente satisfeito.” (Is 53.11 a).

Da mesma forma, crenças erradas geram atitudes erradas. Satanás usa vários representantes para inculcar em nossas mentes que, por exemplo:
- quanto mais coisas você adquiri mais feliz você é;
- que o importante é você levar vantagem em tudo o que você faz;
- que o mundo é dos mais espertos, mesmo que essa esperteza que está sendo pregada seja na verdade, desonestidade;
- que você deve ser guiado pelos seus sentimentos e desejos, pois se assim não for, você será uma pessoa reprimida;
- que as adolescentes devem usar todos os recursos possíveis para que mais e mais “carinhas” queiram “ficar” com elas – porque tudo o que nos dá prazer nos deixa mais felizes. Pode substituir a palavra “ficar” por “usar”.
Esses são alguns elementos do “Pacote de Felicidade” que Satanás tenta nos levar a crer que é verdadeiro. Mas não esqueçam que Jesus disse que ele é “o pai da mentira” (João 8.44). Sabe o que ele quer? Arrebentar com a tua vida. Ele quer ver você envergonhado, quebrado, sem sonhos, sem vontade de viver, atormentado, sem paz e sem alegria. Ele quer transformar os teus sonhos em frustrações e tristeza, é isso que ele quer.
A Bíblia nos deixa claro que a partir do encontro com Cristo, o Espírito Santo passa a agir em nossas vidas e pouco a pouco vai nos transformando, de glória em glória, em pessoas mais parecidas com Cristo (2Co 3.18). Este é o fim da salvação!
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2 NTLH)
Conclusão:
Você não será feliz fazendo o que você quer. Você será feliz fazendo a vontade de Deus. Porque ela sim, é boa, perfeita e agradável. Deus está certo em todas as suas afirmações e orientaçãos para a nossa vida. Ele sim quer o melhor para a nossa vida. Só crendo nisso agiremos de forma diferente, porque as nossas crenças determinam as nossas ações.
É a mudança de mentalidade, operada pelo Espírito Santo que muda os nossos valores e que altera as nossas atitudes.
Creia que a vontade de Deus é boa, prefeita e agradável. Faça opção pela vontade de Deus e essa escolha levará você a viver uma vida de satisfação, realização e significado.

0 comentários:

Blog da Vinha de Itaperuçu

Seja Bem Vindo ao Blog da Vinha de Itaperuçu!
Conheça um pouco sobre nós! Faça comentários, faça pedidos de oração, relcione-se conosco. Esse é um canal construído pensando em você!