terça-feira, 10 de março de 2009

Reflexão em João 4.43-54
Bebeto Araújo
08/03/2009


Ouvir, Buscar, Crer e Obedecer a Jesus – este é o Caminho para a Vida

O evangelho que muitas vezes é pregado em nosso país associa muito mais a fé a um curto vôo majestoso do que a uma longa e, muitas vezes, dura caminhada de amor e serviço ao Senhor Jesus que exige de nós obediência.

Por mais longa e dura que seja a caminhada na direção de Jesus é nesta caminhada que encontramos salvação e vida (João 14.6).

Pensando sobre isso, Deus trouxe a minha memória a história de um nobre oficial do rei Herodes Antipas que governava as regiões da Galiléia e Peréia nos tempos de Jesus.

Este oficial do governo estava profundamente angustiado porque o seu filho estava “à beira da morte”.

Vamos ler o texto João 4.43-54

Este homem morava em Cafarnaum, que fica a aproximadamente 30km de Caná da Galiléia. Este homem ouviu que Jesus estava por ali (47a). Certamente ele já tinha escutado vários relatos a respeito do poder sobrenatural de Jesus. Aquilo que ele ouviu dizer a respeito de Jesus o impulsionou a caminhar na busca pela cura de seu filho.

Quais foram os passos dados nessa caminhada da busca pela vida?

Ele procurou Jesus e expôs a sua angústia, a sua dor (47b). Buscou em Jesus a solução para um problema que vinha roubando a sua alegria. “Jesus, eu te peço: venha a Cafarnaum e cure o meu filho.” Esse gesto sinaliza que todos os recursos disponíveis que poderiam salvar o filho daquele homem haviam se esgotado.

O oficial decidiu crer na Palavra de Jesus. Jesus reage ao pedido do homem com uma certa dureza: “Se vocês não virem sinais e maravilhas, nunca crerão” (48). Mas o homem estava tão angustiado e ao mesmo tempo tão certo a respeito do poder de Jesus que ele diz, em outras palavras: “depois a gente fala sobre isso Jesus, mas venha depressa porque o meu filho está morrendo” (49). Jesus consegue ver o coração daquele homem e diz: “Pode ir. O seu filho continuará vivo”. E o texto diz: “O homem confiou na palavra de Jesus...”. Existe aí uma promessa de cura. Mas percebam que antes da promessa existe uma ordem! O homem crer na promessa de que seu filho continuará vivo, mas não só isso. Ele dá um passo que muitas vezes nós não damos e por isso a promessa não se cumpre em nossa vida. Promessa é condicional meu irmão, ou seja, se cumpre na vida daqueles que decidem não apenas crer no poder de Jesus, mas também em obedecer as suas ordens.

Aquele homem obedeceu a Jesus. A ordem foi: “Pode ir.” E o texto diz: “...o homem partiu” (50). Aquele homem começou o retorno pra Cafarnaum. Não deve ter sido fácil a longa caminhada de volta pra casa. Ele não tinha nada palpável. Ele queria que Jesus fosse até a sua casa. E Jesus lhe fala “vá embora que o menino vai continuar vivendo.” Não sei a que altura de sua caminhada seus servos vieram encontra-lo com uma boa notícia: “a febre passou, o menino bem, o menino está vivo” (51). E o pai pergunta “que horas ele começou a melhorar?” Seus servos respondem: “foi ontem, à uma hora da tarde” (52). E o texto bíblico diz que o homem constatou que fora exatamente aquela hora em que Jesus lhe dissera: “o seu filho continuará vivo”.

Qual foi o resultado dessa caminhada que passou pelo ouvir, buscar, crer e obedecer? V. 53 – CURA, RESTAURAÇÃO, SALVAÇÃO E VIDA PARA A TODA A FAMÍLIA!

Conclusão
A Palavra de Jesus gera vida. Você pode não estar com um filho doente hoje, mas quem sabe tenha algo morrendo em você?

- Busque Jesus e expresse ao Senhor qualquer situação que possa está trazendo tristeza, dor, decepção, angústia...
- Creia na Palavra poderosa de Jesus que é capaz de transformar qualquer situação.
- Obedeça a vontade dele e espere para receber a “boa notícia”. A notícia de vida, de cura, de restauração e salvação.

Blog da Vinha de Itaperuçu

Seja Bem Vindo ao Blog da Vinha de Itaperuçu!
Conheça um pouco sobre nós! Faça comentários, faça pedidos de oração, relcione-se conosco. Esse é um canal construído pensando em você!