quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Série de mensagens sobre o Reino de Deus

Mensagem 01 - 13/09/2009
O que é Reino de Deus?

Por Bebeto Araújo


Vivemos em um período da história fascinante (tantas descobertas e avanços, por exemplo, nas áreas de medicina e tecnologia) e ao mesmo tempo temível ouvindo, vendo e sentindo tanta injustiça, maldade, caos ético na política, catástrofes ambientais, etc. Perguntamos: “Onde vamos parar? Qual é o sentido e objetivo da história humana?

A fé cristã me faz afirmar: “eu tenho esperança!” E como a fé cristã não é “um salto no escuro”, nós precisamos encontrar base para as nossas afirmações, precisamos, como disse o apóstolo Pedro, estar prontos para explicar para qualquer pessoa porque temos esperança (1Pe 3.15).

A fé cristã expressa sua esperança em termos do Reino de Deus. Os profetas anunciaram que chegaria um dia onde os seres humanos viveriam juntos e em paz:

Deus será o juiz das nações,

decidirá questões entre muitos povos.

Eles transformarão as suas espadas em arados

e as suas lanças, em foices.

Nunca mais as nações farão guerra,

nem se prepararão para batalhas.

(Is 2.4)

Depois vem Jesus de Nazaré com a proclamação:

Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!

(Mt 4.17)

A vinda do Reino de Deus foi o tema central na missão de Jesus. Seu ensino visava mostrar as pessoas como entrar no Reino de Deus:

Pois eu afirmo a vocês que só entrarão no Reino do Céu se forem mais fiéis em fazer a vontade de Deus do que os mestres da Lei e os fariseus.

(Mt 5.20)

Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu

(Mt 7.21)

Suas obras poderosas pretendiam provar que o Reino de Deus havia chegado:

Na verdade é pelo poder de Deus que eu expulso demônios, e isso prova que o Reino de Deus já chegou até vocês.

(Mt 12.28)

Suas parábolas ilustraram para os seus discípulos a verdade a respeito do Reino de Deus:

Então os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram:

Por que é que o senhor usa parábolas para falar com essas pessoas?

Jesus respondeu:

A vocês Deus mostra os segredos do Reino do Céu, mas, a elas, não.

(Mt 13.10, 11)

Quando ele ensinou seus seguidores a orar, ele disse:

Venha o teu Reino.

Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu!

(Mt 6.10)

Na véspera de sua morte, assegurou aos seus discípulos que ainda compartilharia com eles a alegria e a comunhão do Reino:

– Vocês têm estado sempre comigo nos meus sofrimentos. Por isso, assim como o meu Pai me deu o direito de governar, eu também dou o mesmo direito a vocês. Vocês vão comer e beber à minha mesa no meu Reino e sentarão em tronos para julgar as doze tribos de Israel.

(Lc 22.28-30)

Por fim, ele prometeu que voltaria a terra, em glória, para trazer a bem-aventurança do Reino àqueles para quem o Reino foi preparado:

– Quando o Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu trono real.

Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo”.

(Mt 25. 31, 34)

Mas, a final, o que é o Reino de Deus, quando e como ele virá?

A Palavra do Senhor diz que o Reino de Deus é uma realidade espiritual presente. É um domínio no qual os seguidores de Jesus Cristo já entraram. Paulo escreve que Deus nos “resgatou do domínio das trevas e nos trouxe em segurança para o Reino do seu Filho amado” (Cl 1.13).

O Reino é, ao mesmo tempo, a herança que Deus concederá a seu povo amado quando Cristo vier em glória. “Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo” (Mt 25.34).

Como o Reino de Deus pode ser uma realidade espiritual presente e ao mesmo tempo uma herança concedida ao povo de Deus na segunda vinda de Cristo?

A chave para compreendermos esta revelação bíblica fundamental para a nossa vida e para a nossa atuação como cristãos na sociedade é a terminologia bíblica – ou seja, é o sentido bíblico da palavra reino.

O sentido primário tanto da palavra hebraica malkuth (AT), como da grega basiléia (NT), é a posição, autoridade e soberania exercida por um rei.

Então, o Reino de Deus é sua realeza de Rei, seu governo, sua autoridade. Jesus disse que devemos “receber o Reino de Deus” como uma criança (Mt 10.15). O que é recebido? Uma religião? O céu? Não! É o governo de Deus que é recebido. A pessoa, para entrar no futuro domínio do Reino, tem de se entregar, aqui e agora, em total confiança ao governo de Deus.

A vida fora do governo de Deus é, literalmente, uma vida desgovernada, marcada pela tristeza, por acidentes, pelo desespero, pela desgraça.

Aplicação:

Compreendendo essas verdades, ore a Deus dizendo que “Venha o teu Reino e seja feita a tua vontade...

  1. Na minha vida como é feita no céu. Você pode desfrutar das bênçãos do reinado de Deus sobre sua vida desde já.

  1. Na nossa igreja como é feita no céu. Nós queremos que a vontade de Deus prevaleça sempre entre nós: na adoração, na comunhão, no ensino, no serviço e em nossa missão no mundo.

  1. Na nossa cidade como é feita no céu. Queremos cooperar com Deus na luta por uma cidade justa, onde as pessoas vivam com dignidade, mas ao mesmo tempo precisamos agir dirigidos pelo Espírito de Deus, com um coração misericordioso.

Blog da Vinha de Itaperuçu

Seja Bem Vindo ao Blog da Vinha de Itaperuçu!
Conheça um pouco sobre nós! Faça comentários, faça pedidos de oração, relcione-se conosco. Esse é um canal construído pensando em você!