quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Série de mensagens sobre o Reino de Deus

27/09/2009

Mensagem 3


O REINO É HOJE

Por Bebeto Araújo


Vimos no domingo passado que a Palavra do Senhor divide o desenrolar do propósito redentor de Deus na história em duas eras: esta era e a era por vir. Essas duas eras são separadas pela segunda vinda de Cristo, ressurreição dos mortos, destruição final de Satanás e o julgamento final. Depois desses eventos desfrutaremos das bênçãos do Reino em toda a sua plenitude.

No entanto, já percebemos que há uma sobreposição entre esta era e a era por vir. Ou seja, a teologia do NT testamento nos obriga a concluir que as bênçãos da era por vir não permanecem mais exclusivamente no futuro – elas podem ser experimentadas por você hoje, nesta era. Hebreus 6.5 diz que os crentes em Jesus “...experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir,...”. Algo aconteceu que tornou presente o que pertence ao futuro. Embora ainda vivamos na presente era perversa, e embora Satanás ainda seja o deus desta era, podemos degustar os poderes da era por vir. A degustação não é um banquete, mas é real, você pode provar e saber que a comida ou bebida é boa! Isso é mais do que uma promessa futura; é a realização de algo, é uma experiência. Provem, e vejam como o Senhor é bom (Sl 34.8). Ler também Rm 12.2.

O Reino de Deus é futuro, mas ele não está apenas no futuro!

O Caráter do Reino (1Co 15.22-26)

22Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão. 23Porém cada um será ressuscitado na sua vez: Cristo, o primeiro de todos; depois os que são de Cristo, quando ele vier; 24e então virá o fim. Cristo destruirá todos os governos espirituais, todas as autoridades e poderes e entregará o Reino a Deus, o Pai. 25Pois Cristo tem de reinar até que Deus faça com que ele domine todos os inimigos. 26O último inimigo que será destruído é a morte.

O Reino de Deus é o reinado de Cristo destruindo os inimigos de Seu reino. É isto que o Reino de Deus representa: a derrota dos inimigos de Deus. Quem são os seus inimigos? O último deles é a morte (v.26). De onde vem a morte? Conforme Rm 6.23, a morte vem do pecado, portanto, o pecado também é inimigo e precisa ser destruído.

De onde vem o pecado? Qual é a origem do mal? Claro que é Satanás. Essa é a “trindade do abismo”: Satanás, o pecado e a morte. Cristo colocará esta “trindade” debaixo de seus pés – este é o triunfo do Rei de Deus!

A derrota de Satanás, do pecado e da morte pelo reinado de Cristo pertence exclusivamente ao futuro, ou há uma derrota inicial que já foi realizada? Hebreus 2.14, 15 nos diz:

14Os filhos, como ele os chama, são pessoas de carne e sangue. E por isso o próprio Jesus se tornou igual a eles, tomando parte na natureza humana deles. Ele fez isso para que, por meio da sua morte, pudesse destruir o Diabo, que tem poder sobre a morte. 15E também para libertar os que foram escravos toda a sua vida por causa do medo da morte.

Esta passagem afirma que por meio de sua morte (cruz)Cristo destruiu Satanás. Essa é a derrota inicial – ainda haverá outros dois estágios: no fim do milênio, o lago de fogo e no início do milênio, o abismo.

O que é o evangelho do Reino?

É Deus agindo neste mundo para libertar homens e mulheres da servidão de Satanás. O Reino de Deus está em ação! Por meio da morte de Cristo você pode ser libertado do poder das trevas e entrar na vida e na benção do Reino do Filho amado de Deus.

Conclusões

1. O poder do Reino de Deus já invadiu o domínio de Satanás – a presente era perversa.

2. Por meio da cruz, Cristo quebrou o poder do deus desta era para que os homens possam conhecer o governo de Deus em sua vida.

3. As bênçãos da era do Messias já estão disponíveis àqueles que abraçam o Reino de Deus.

4. Já podemos desfrutar as bênçãos resultantes da derrota inicial de Satanás.

Série de mensagens sobre o Reino de Deus

20/09/2009

Mensagem 2


O REINO É AMANHÃ

Por Bebeto Araújo


Vimos no domingo passado que o Reino de Deus, basicamente, é o governo de Deus. É o reinado/soberania de Deus em ação. Quando Deus reina tudo ganha um novo sentido em minha vida, na vida da igreja e da comunidade. Quando Deus reina, Ele põe ordem onde antes só havia caos.

Hoje nós vamos ver o NT nos diz sobre o aspecto futuro do Reino de Deus. Na seqüência nos dedicaremos ao aspecto presente do Reino.

O Reino de Deus já veio, por isso você pode vivenciar as bênçãos do reino já, aqui e agora! No entanto, o NT ensina que de forma clara que a vontade de Deus não será plenamente realizada nesta era. A doutrina bíblica afirma que o propósito redentor de Deus será perfeitamente estabelecido na segunda vinda de Cristo.

Para entendermos melhor como o Reino de Deus pode ser tanto futuro como presente, precisamos projetar esta verdade contra o pano de fundo de um ensino bíblico pouco enfatizado nas igrejas.

Às vezes algumas traduções da Bíblia distorcem a cosmovisão bíblica para alguns temas. É comum o entendimento de que a existência dos cristãos será vivida em “dois mundos”: a vida presente na terra e a vida futura no céu. Há duas palavras do NT grego que são traduzidas por uma palavra única “mundo”. Primeiro há a palavra kosmos. O kosmos é algo que está em ordem, ou harmonia, organizado de maneira adequada (universo). A palavra “cosmético” deriva daí.

Outra palavra é éon que não tem nada a ver com ordem ou estrutura, mas designa um período de tempo e deve ser traduzida como “era”.

Quando analisamos essa palavra no NT, percebemos que no curso do propósito redentor de Deus há duas eras que são chamadas “esta era” e “era por vir” ou “era vindoura”. Em Mateus 12.32 lemos: “Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na que há de vir”. Jesus não falou aí de “dois mundos”, mas sim de duas eras (éon). A blasfêmia contra o Espírito Santo nunca será perdoada – diz o texto. A extensão desse “nunca” está relacionada a dois períodos de tempo (a era presente e a por vir), não a dois lugares.

O que separa essas duas eras?

Três eventos:

a) A segunda vinda de Cristo (Mt 24.3) – A pergunta não está relacionada à “destruição deste mundo”, mas sim a consumação desta era que será seguida por outra era inaugurada pela vinda de Cristo com poder e glória (v.30).

b) A ressurreição dos mortos (Lc 20. 34, 35) – os que entrarão na era por vir farão isso pelo caminho da ressurreição.

c) A destruição de Satanás e o julgamento final (Ap 20.7-15) – Só a partir daí o Reino de Deus será estabelecido em toda a Sua plenitude, então a terra será renovada (mas continuará sendo a terra), não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga era já passou e o Rei que está assentado no trono fará nova todas as coisas (Ap 21.1, 4-5).

Quais são as características dessas duas eras?

- Esta era é dominada pelo mal, perversidade e rebelião contra a vontade de Deus. Lemos em Gl 1.4 que Cristo “se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa”. Algumas versões traduzem “...nos livrar deste mundo mau.” Mas não aparece aí a palavra kosmos, mas sim éon.

Esta era é uma era sobre a forte influência de Satanás (2Co 4.3, 4). Duas coisas se destacam nesta passagem:

a) Satanás é o deus desta era.

b) Satanás “cega” o entendimento das pessoas para que elas permaneçam afastadas de Cristo.

- A era por vir é o Reino de Deus, a perfeita manifestação da benção de Deus sobre os que crêem em Cristo como único e suficiente salvador.

Conclusões

  1. A Bíblia ensina que não vivenciaremos as bênçãos plenas do Reino de Deus nesta era. Portanto, estaremos sujeitos ao sofrimento, à dor, as tribulações – o que não significa que Deus nos abandonou, mas que ainda estamos numa era sob a influência do deus desta era: Satanás.

  1. O Reino de Deus jamais será plenamente realizado antes da vinda pessoal, gloriosa e vitoriosa de Cristo. Ou seja, nós não podemos construir o Reino de Deus – Cristo o trará.

  1. As forças de Satanás e do mal serão vencidas pela ação poderosa da volta de Cristo. Mas este dia está chegando! A palavra de Deus nos aconselha a vigiar, a estarmos atentos, prontos e à espera deste dia.

Que venha o Reino, que seja feita a tua vontade SENHOR Jesus!

Blog da Vinha de Itaperuçu

Seja Bem Vindo ao Blog da Vinha de Itaperuçu!
Conheça um pouco sobre nós! Faça comentários, faça pedidos de oração, relcione-se conosco. Esse é um canal construído pensando em você!