sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Hebreus 11:23-27

QUESTÕES DA VIDA
Por Bebeto Araújo

Moisés é considerado um dos maiores líderes da história do povo hebreu. Liderou aproximadamente 1 milhão de pessoas no processo de libertação do israelitas da escravidão do Egito. Foi o homem a quem Deus entregou os Dez Mandamentos. Um homem que desenvolveu um relacionamento de muita intimidade com Deus. Um homem tremendamente usado por Deus. Escreveu os primeiros cinco livros da Bíblia - Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

Eu acredito que podemos aprender muito com a vida deste homem. Um homem que tinha um senso aguçado de missão, que vivia uma vida com propósitos claros e bem definidos. Um homem abençoado por Deus.

Mas, para viver esta vida com direção e significância, essa vida abençoada, Moisés teve que resolver algumas questões básicas em sua vida. Penso que da mesma forma, cada um de nós precisa encarar estas questões. E as questões estão relacionadas a:

a) Identidade

b) Responsabilidade

c) Prioridade

d) Autoridade

VOCE PRECISA PARAR PARA REFLETIR SOBRE AS QUESTÕES FUNDAMENTAIS DA SUA VIDA!

Hb. 11: 23 a 27

23Foi pela fé que os pais de Moisés, quando ele nasceu, o esconderam durante três meses. Eles viram que o menino era bonito e não tiveram medo de desobedecer à ordem do rei.

24Foi pela fé que Moisés, quando já era adulto, não quis ser chamado de filho da filha de Faraó. 25Ele preferiu sofrer com o povo de Deus em vez de gozar, por pouco tempo, os prazeres do pecado. 26Ele achou que era muito melhor sofrer o desprezo por causa do Messias do que possuir todos os tesouros do Egito. É que ele tinha os olhos fixos na recompensa futura.

27Foi pela fé que Moisés saiu do Egito, sem ter medo da raiva do rei, e continuou firme, como se estivesse vendo o Deus invisível.

1. EU PRECISO DEFINIR MINHA IDENTIDADE

Quem sou eu?

"Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó..." Hb. 11.24 (NVI)

Preciso esclarecer exatamente quem e o que sou.

No caso de Moisés essa era uma questão muito importante.

Ele nasceu como filho de escravos hebreus, mas foi posto no rio Nilo numa pequena cesta, porque estavam matando os bebês e a mãe de Moisés não queria que o matassem. Ele foi achado pela filha do faraó e levado para o palácio. Embora tenha nascido de escravos hebreus, ele foi criado na corte do faraó. Eventualmente ele teve que tomar uma decisão que foi a seguinte: Quem sou eu realmente? Sou um escravo hebreu? Ou sou um membro da família real egípcia? Havia grandes conseqüências para esta decisão.

As duas oportunidades foram:

a. Faço de contas que sou filho da filha de Faraó? Se for assim, terei fama, todo dinheiro do mundo que eu quiser, terei luxo e tudo o que desejar. Terei fortuna, prazeres e status (fantasia!).

b. A outra opção: admito as minhas raízes como hebreu e retorno a viver com os escravos e ser humilhado, desgraçado, tendo que fazer trabalho duro e possivelmente perder a minha própria vida? (realidade!)

Moisés tomou a decisão certa e esta decisão afetou o resto de sua vida. Serei o que Deus me fez para ser, essa foi sua decisão.

Às vezes sua vida está enrolada simplesmente porque você está se matando para ser alguém que você não é. Talvez tentando viver de acordo com a expectativa de outras pessoas. Isso não funciona, só gera estresse e tensões.

Ter sucesso – ser feliz - não é ser o que o outro é, não é ter o que o outro tem, não é fazer o que a maioria faz. Ser bem sucedido está diretamente relacionado ao fato de você buscar ser quem Deus te fez para ser.

A primeira questão básica é: Descobrir quem eu sou. E Moisés, apesar do que ele estava abrindo mão, disse: "Eu sei quem eu sou. Eu sou um hebreu."

2. EU PRECISO ASSUMIR MINHA RESPONSABILIDADE

"...preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo." Hb. 11:25 (NVI)

Moisés “preferiu”, ou seja, “escolheu”, “decidiu”, assumiu a responsabilidade com as conseqüências de sua escolha de ser a pessoa que Deus queria que ele fosse.

Observe:

Hebreus 11:24 e veja Moisés recusando... Diz que ele recusou ser filho da filha de Faraó. Depois, no verso 25 nós o vemos fazendo uma escolha, Uma decisão negativa é seguida por uma positiva. Primeiro, eu me recuso a fazer isto, e depois eu escolho fazer aquilo outro. Isto é muito importante.

A vida cristã não é um bando de "não faça isto". Algumas pessoas acham que a vida cristã é apenas "NÃO". Não beba, não fume, não xingue, não dance. Mas aqui diz que a recusa foi seguida pela escolha. A rejeição de algo negativo tem que ser seguido pela aceitação de algo positivo do bom plano de Deus para a minha vida.

"Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus." Rm. 14:12 (NVI).

3. EU PRECISO DEFINIR MINHAS PRIORIDADES

"Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa." Hb. 11:26 (NVI)

Circule a palavra "considerou". Ela indica um julgamento de valor. Ela significa avaliar, considerar, ponderar em uma balança, julgar o valor. Moisés basicamente sentou-se e disse: "Quais serão os meus valores e em cima do que é que vou viver?

Isso significa que tenho que resolver a questão:

O que é realmente importante na vida? Moisés fez isso também e esta é uma das razões pela qual Deus pode usá-lo. Ele definiu suas prioridades, definiu o que seria mais importante em sua vida. Sobre que valores sua vida está baseada?

Percebemos nos versículos 24 a 26 a base do sistema de valores deste mundo (analise quantas propagandas na TV apelam para essas questões):

§ Poder e Prestígio (quero fama e reconhecimento): v. 24

§ Prazer (o mais importante é que eu me sinta bem): v. 25

§ Posses (o mais importante é ter cada vez mais): v. 26.

É irônico o fato de que quando você olha para a vida de Moisés, pelos padrões do mundo, ele tinha todas estas três coisas. Obviamente, ele tinha poder e prestígio - ele estava na linha de sucessão do faraó. Ele tinha prazer - todos os seus desejos poderiam ser satisfeitos. E ele tinha possessões - toda a riqueza do mundo estava concentrada no Egito. Mas Moisés se afastou de tudo isso. Por quê? Porque ele tinha valores mais altos. Ele sabia que estas coisas não permanecem.

Você deseja ser usado por Deus, mas há um ponto importante: Se você vai dizer "sim" para o que Deus deseja fazer em sua vida, terá que dizer "não" para muitas outras coisas. Não vai dar para viver para Jesus e ser guiado pelos padrões do mundo ao mesmo tempo. Este é o problema básico.

Observe que o sistema de valores de Moisés estava em oposição aos valores do mundo. Ele tinha três valores básicos.

- Os valores da vida de Moisés:

§ Os planos de Deus têm mais valor, são mais preciosos do que a popularidade: v.24

§ A fidelidade a Deus tem mais valor do que os prazeres do pecado: v.25

Nosso problema é que geralmente queremos servir a Deus quando nos é conveniente.

§ A paz de Deus tem mais valor do que possessões: v.26

Uma tarefa para fazer em casa: Vá para casa e faça uma lista dos valores que você possa dizer: "São estas as coisas sobre as quais eu quero construir a minha vida." Amor, fé, serviço ao próximo, gratidão, integridade...Faça uma lista desses valores de tal maneira que você viva uma vida baseada em valores.

Atenção: Se você não decide o que é realmente importante para você na vida, outras pessoas farão isso por você. Você precisa determinar as suas prioridades.

Estas são as questões básicas da vida que você terá que resolver:

Identidade, Responsabilidade, Prioridade.

Mas há uma que é ainda mais importante do que as outras três.

4. EU PRECISO ESCOLHER QUEM SERÁ MINHA AUTORIDADE

"Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou porque via aquele que é invisível." Hb. 11:27 (NVI)

Moisés sabia a quem deveria temer. Ele sabia quem de fato era o Rei. Quem deveria controlar sua vida. Terei que decidir quem é que estará no controle de minha vida. Isso é uma questão básica. Trata-se de uma questão de autoridade.

Jesus afirmou isto da seguinte maneira: "Ninguém pode servir a dois senhores. Pois odiará a m e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro." Mt. 6:24 (NVI) Você não pode ter dois senhores na vida. Então esta questão será a questão com a qual você terá que lidar ou ela trará enorme estresse e frustração durante toda a sua vida.

"Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou porque via aquele que é invisível." Hb. 11:27 (NVI) No Egito naqueles dias, o faraó era o supremo senhor e soberano sobre todas as coisas. Se faraó mandasse você fazer alguma coisa, era melhor que você o fizesse. Se não fizesse estaria morto. Ele tinha completo controle sobre todos os que estavam debaixo do seu domínio. Ele era o senhor absoluto do Egito. Exceto para Moisés. Ele disse: "Eu obedeço a uma autoridade maior." A Bíblia diz que ele via aquele que é invisível (v. 27) Moisés disse: "Vou viver a minha vida para a audiência de Uma só Pessoa."

Quem é o número um em sua vida? Você está vivendo para receber a aprovação de quem?

· Conclusão

A questão de identidade - Eu não serei quem eu não sou. Não tentarei manter a imagem do mundo daquilo que as pessoas crêem ser um sucesso. Serei o que Deus me fez para ser. Não invejarei outras pessoas que não são como eu.

A questão de responsabilidade – a vida é feita de escolhas e cada uma delas me traz conseqüências. Eu não colocarei a culpa nos outros pelos meus problemas.

A questão de prioridade - Tenho sentado e feito uma lista de valores baseados na palavra de Deus, valores sobre os quais construirei a minha vida?

A questão de autoridade - Quem será o número um? Quem é que dará as ordens? Cristão é aquele que usa uma roupa com um sinal que diz: "Sob nova direção". Eu costumava dar as ordens em minha vida, mas eu decidi que não sou tão bom nessa área. Funciona muito melhor quando você está em sintonia com quem fez você -- o Criador. Esta é a sua escolha.

Josué disse isso:

“Escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor." Js. 14:15 (NVI)

Blog da Vinha de Itaperuçu

Seja Bem Vindo ao Blog da Vinha de Itaperuçu!
Conheça um pouco sobre nós! Faça comentários, faça pedidos de oração, relcione-se conosco. Esse é um canal construído pensando em você!